quarta-feira, 6 de junho de 2007

Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito

Pessoas,
Li um e-mail do Rambinho no biologiaemgreve@gmail.com falando sobre a posição da mídia e dos senadores brasileiros contra a atitude do Ditador Hugo Chávez ao não renovar a concessão de uma grande emissora da Venezuela, a RCTV.

A minha opinião sobre o fato não vem ao caso (mesmo porque ela ainda está em formação).
O que vem ao caso, observando o que se divulga sobre a RCTV e o que os senadores falam aqui no Brasil, é que se pode traçar um paralelo com o que é divulgado sobre o movimento estudantil, principalmente sobre os ocupantes da USP. Trocando em miúdos, os jornais da Globo, os senadores, a Revista VEJA entre outros só divulgam o que lhes interessa, omitindo informações relevantes sobre a oposição aos que estão no poder e ressaltando qualidades das ações destes.

Após ler o email do cara, fiquei surfando na internet e pesquisando sobre o caso RCTV em varios sites de informação. Encontrei um que mostra as razões dos dois lados, os que estão no poder e a oposição:

"OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA"
Olhem lá mudem a mandeira de ler os jornais

Aqui vai o link para o que eles dizem sobre o caso RCTV: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=435JDB003

Abraços,
Boas leituras para todos,
Coco

4 comentários:

Unknown disse...

"Trocando em miúdos, os jornais da Globo, os senadores, a Revista VEJA entre outros só divulgam o que lhes interessa, omitindo informações relevantes sobre a oposição aos que estão no poder e ressaltando qualidades das ações destes."
Acho que isso não é novidade para ninguém, acontece desde que mídia existe...
Agora o que vamos fazer sobre isso? Continuar dando o braço a torcer para a mídia com greves estudantis que são vistas como coisas de vagabundos, ou vamos tentar mudar a opinião pública com mobilizações sociais mostrando que não estamos resolvendo um problema nosso, da universidade, mas de toda a sociedade?

CARLOS COCO disse...

Sim, vamos fazer a mobilização da sociedade fora da universidade. Sim, precisamos mudar a maneira como a mídia vê a greve e os próprios estudantes, estamos trabalhando para isso.
A greve se faz necessaria para que haja a discussao que está havendo agora, muitos que são contra a greve nem se quer se manifestariam quanto às politicas do governo com as universidades se não fosse a greve.
Se quiser ajudar entre em contato biologiaemgreve@gmail.com

Unknown disse...

Apenas um esclarecimento: Hugo Chaves NÃO é ditador. Ele foi legitimamente eleito pelo povo Venezuelano.
Caro Marcos, se você acha que greve não resolve, então faça algo de útil ao invez de ficar se encondendo atrás dos seus compromissos acadêmicos. Que tal se mobilizar, que tal dar idéias?


Romântico

Unknown disse...

Muitas idéias foram dadas, um bom exemplo é uma manifestação no centro de Campinas para mostrar que não é a minoria que discorda dos decretos como tem insistido nosso governador, pena que fazer isso é trabalhoso e então ninguém ouve...
Engraçado, tenho discutido sobre os decretos desde que foram lançados, e não mais de 5 meses depois de sua criação como está acontecendo e se nós devemos fazer isso constantemente e não temos tempo devido a uma grade muito pesada, isso é um problema que deve ser tratado com a coordenação de graduação.
Por favor, cuidado com ataques pessoais do tipo "ficar se encondendo atrás dos seus compromissos acadêmicos", sem as aulas todas minhas atividades acadêmicas pararam, estou totalmente em greve, diferente da maioria que votou a favor dela.