quarta-feira, 20 de junho de 2007

Carta da Assembléia Geral dos Estudantes do IB/Unicamp

À comunidade docente do Instituto de Biologia da Unicamp,

Em Assembléia legítima realizada ontem, dia 19 de junho de 2007, que contou com a participação de 214 estudantes de graduação de Ciências Biológicas, foi deliberada a suspensão da adesão à greve por parte da comunidade discente. No entanto, foi consenso na mesma Assembléia que ainda não houve avanços concretos no que diz respeito às reivindicações estudantis que impulsionaram o movimento discente no IB e, portanto, as discussões relativas à Autonomia das Universidades e à Qualidade do Ensino Público continuarão a ser pontos de pauta das próximas reuniões.

Lembrando que no “Segundo Manifesto dos Diretores de Unidades Acadêmicas da Unicamp” (divulgado pelo Conselho Universitário em 29 de maio de 2007) o Diretor do IB – Prof. Dr. Paulo Mazzafera – ratifica sua posição em defesa da autonomia das universidades públicas paulistas; lembrando ainda que em reunião com a comunidade discente do IB (realizada em 14 de junho de 2007) o Diretor deste Instituto assumiu o compromisso de envidar esforços para que os estudantes não fossem prejudicados em decorrência do processo de paralisação, dirigimo-nos à comunidade docente do IB para apresentar o posicionamento dos estudantes (definida na referida Assembléia) com relação à retomada das atividades educacionais.

Consideramos extremamente importante que os docentes abram espaços de diálogos com as turmas de graduação para considerar possibilidades de reposição de aulas, adiamento de provas e entrega de trabalhos, enfim, medidas que assegurem a qualidade das disciplinas oferecidas pelo Instituto de Biologia e que sejam coerentes com a defesa da Qualidade do Ensino Público, causa unificadora de todas as categorias durante os processos de discussão que surgiram desde os primeiros decretos do Governador. Este espaço de diálogo se faz necessário tendo em vista o curto espaço de tempo entre o fim da greve estudantil no Instituto e as datas de algumas provas/trabalhos, bem como a permanência da greve de funcionários das bibliotecas que contêm o acervo bibliográfico com os conteúdos trabalhados nas disciplinas do curso de Ciências Biológicas (Biblioteca Central e Biblioteca do IB).

Além de condizente com o posicionamento da Direção do IB, esta atitude por parte dos professores deve demonstrar sua ética profissional e coerência como educadores de uma instituição pública reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência em qualidade de ensino e pesquisa.


Assembléia Geral dos Estudantes do IB.
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 20 de junho de 2007.

Um comentário:

Unknown disse...

Continuem firmes na discussão, estudantes da Unicamp!
A Unesp Bauru está em greve geral e apóia toda a mobilização estudantil no Estado.

Parabéns pela organização do blog e atualize-nos sempre com as novidades da Unicamp:
grevenaoeferias@gmail.com

Mantenham-se firmes na ocupação.
Agora temos que denunciar o discurso da mídia e do governo que quer transformar estudantes em criminosos.